domingo, 1 de fevereiro de 2009

..sonhos...

..passaram uns meses desde que tive uma conversa engraçada com um psicólogo muito conceituado. Como profissionalmente já nos cruzámos inúmeras vezes tive o à vontade de lhe dizer que estava muito mal encarado. Sorriu levemente e disse-me que estava particularmente irritado. Perguntei-lhe se era da chuva. Não, as condições climatéricas não o perturbam. Era algo bem mais chato do que um dia de inverno. Diz-me que tinha acordado a meio de um sonho e que isso o irritou muito porque assim nunca saberia o final. Achei piada e a conversa flui alegremente comigo a dizer-lhe que podemos sempre continuar a sonhar, eu e a minha psicologia barata. Pois podemos, respondeu! Ninguém duvida disso, só não podemos é de forma alguma repetir ou retomar o mesmo sonho, há mecanismos internos e externos que nunca nos deixam repetir a mesma acção de forma exactamente igual. E se estivermos a falar dos mecanismos do inconsciente ainda é mais complicado. Pois é, parece que o doutor tem razão. Com uma série de explicações lógicas a conversa terminou. É óbvio que já acordei a meio de sonhos, mas nada de importante, sempre relativizei isso, pelo menos até ontem. Ai doutor, que bem o percebi! Acordar a meio de um sonho, um sonho muitíssimo bom é mesmo muito mau, diria quase que injusto, ou não...Na verdade foram mecanismos externos que me despertaram. Desilusão das grandes, queria tanto saber o que vinha a seguir! E agora?
Será que a sua sabedoria é exacta, doutor? Não posso mesmo voltar a agarrar este verdadeiro sonho onde estava tão feliz? Não quero de forma alguma questionar a sua notável sabedoria, mas sabendo que há um grande desconhecimento em relação ao inconsciente e suas capacidades, poderei acreditar que consigo voltar lá? E além destas capacidades o meu desejo de lá voltar é tal que não menosprezo as minhas, a minha convicção, a minha teimosia, a minha vontade de continuar. Não sei se consigo agarrar o sonho exactamente no sítio onde fui forçada a interrompê-lo mas estou esperançada que não é difícil recomeçar a sonhar e transformar este meio sonho bom num sonho melhor! Nem me arriscaria a dizer-lhe isto doutor, mas espero que o seu elevado conhecimento científico não lhe tenha retirado a capacidade de voltar a sonhar, espero que tenha conseguido agarrar esse sonho bom, ou melhor que o tenha transformado em realidade. A irritação e e tristeza que tinha naquele dia fizeram-me perceber que para si esse sonho tinha a importância deste meu, muita! O meu posso dizer que é um sonho de sonho...oxalá possa recuperá-lo, transformá-lo ou mesmo realizá-lo....

Sem comentários:

Enviar um comentário